




Ana Vasconcelos (26) está no 7º semestre de Direito e treina na Academia Unifor desde fevereiro de 2012. Ana já testou vários tipos de atividade - natação, dança do ventre e yoga - em várias academias. Hoje se encontrou na musculação, que pratica por prazer e por recomendações médicas.
Nestes 3 anos de Academia Unifor, Ana coleciona histórias e diz já ter criado um vínculo afetivo muito forte com o espaço em si e com as pessoas que fazem parte dele. "Até o meu noivo eu levei para treinar lá!", conta.
"Os pontos positivos da academia da Unifor são: os profissionais, que são realmente capacitados e que tratam os alunos como amigos, mesmo aqueles que acabaram de chegar, e o preço, pois naquela região é muito difícil encontrar uma academia com aquela estrutura que tenha um preço tão convidativo.
Os pontos negativos estão relacionados às máquinas da sala de musculação, pois muitas delas estão com partes enferrujadas, e à ventilação, pois há poucos ventiladores e quando um deles quebra, dificilmente é substituído", explica.
A estudante Nayana Mendes (26) está no 7º semestre de Educação Física e utiliza a academia do campus para fazer musculação há 3 anos. Além disso, Nayana tem uma bolsa ofertada pela universidade, por ser atleta* de vôlei da Unifor.
Para Nayana, a responsabilidade dos professores (geralmente tem dois orientando) é o maior ponto forte da academia; por ser atleta, ela tem uma relação mais estreita com os professores – dentro e fora da academia – por serem do mesmo âmbito: o da Educação Física.
“Esse treinamento que faço na academia (musculação) é muito vantajoso, pois já tive uma lesão nas costas. Me ajuda no fortalecimento, na manutenção da força muscular e ainda me ajuda 70% no meu rendimento entro de quadra”, diz Nayana Mendes.
___________________________________________
*Quem é atleta da Unifor tem direito a malhar na academia. Se o rendimento do aluno for ruim nas competições, ele perde a bolsa.
No 7º semestre, Ana Clarissa Bertini (22) cursa Nutrição; começou a malhar pela manhã na Academia Unifor há um mês - e já vê resultado! Há um ano Ana Clarissa malhou em outra academia, mas garante que agora encontrou o lugar mais ideal para se exercitar nos intervalos livres - aliado à boa alimentação que a estudante já praticava - e só faz elogios à estrutura.
“Eu acho que aqui tem muitos equipamentos, mais do que as que eu já frequentei, você não fica muito tempo esperando um aparelho ficar disponível”, conta.